Coragem

Coragem

Coragem

image

Força Coragem tem a ver com defender o que é certo mesmo que haja oposição, implica em agir de acordo com convicções. A ligação dessa Força com a Virtude Coragem passa não só pelo nome, mas também pelo fato de que essa Força ajuda a não recuar diante de desafios, ameaças, dificuldades ou dores. Como a Virtude se refere a enfrentar obstáculos (internos e externos) e mobilizar a vontade, vê-se ainda mais a proximidade entre as duas. Mesmo sendo da Virtude Coragem, a Força Coragem pode contribuir bastante na construção de Conexões Positivas. Essa Força ajuda a encarar problemas emocionais; a admitir vulnerabilidades; a bancar lutas; a pedir ajuda. Habilidades que podem ser fundamentais no estabelecimento de conexões com pessoas. Assumir medos; imperfeições; desafios humaniza um sujeito e atrai outras pessoas que podem se identificar e se sentir encorajadas a também compartilhar.

A Força Coragem ajuda a resistir a pressões, defender causas, denunciar ações antiéticas que podem trazer desafetos por um lado, mas que também podem trazer muitos companheiros de pauta e então ser ponte de conexão entre pessoas.

Essa Força tem a ver com enfrentar: saber lidar com riscos e até mesmo com a ambiguidade, características que podem ser admiradas e, portanto, se fazer como canais de Conexões Positivas.

Cientificamente, está comprovado que a Força Coragem ajuda a tolerar a vulnerabilidade inerente à aproximação de pessoas, contribuindo na manutenção de relacionamentos próximos. Firmeza, posicionamento moral, entre outros, são atos que representam a expressão da Força e que podem gerar confiança. Pode ser, também, um fundamento das Conexões Positivas.

A Força Coragem pode se manifestar em um elogio que se faz a alguém não tão aberto ao outro. Você já fez um elogio, ou uma devolutiva, a alguém mais fechado e com isso teve um canal de conexão aberto com essa pessoa? Defender causas comuns; saber encarar riscos, desafios e incertezas; saber lidar com a sensação de vulnerabilidade inerente às relações interpessoais; ser figura que inspira confiança, podem contribuir na construção de Conexões Positivas, na nutrição das suas necessidades, das necessidades do outro e na promoção da Saúde Mental Colaborativa.